Correio Popular Notícia



Ji-Paraná imuniza mais de 80% das crianças

Data da notícia: 20/06/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120621-152.jpg[/IMG] (Da Redação) Todas as crianças com até cinco anos incompletos deverão comparecer nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), em Ji-Paraná até o próximo dia 6 para tomar a vacina contra a poliomielite, exceto na UBS Ceci Cunha e Centro Especializado em Doenças Tropicais Padre Adolfo Rhol. A meta da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde) é vacinar 8.825 crianças.
Segundo dados parciais da Divisão de Imunização da Semusa, 7.115 crianças (80,62%) foram vacinadas até a última terça-feira (19). ?A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão?, informou o secretário municipal de Saúde, médico Abrahim Chamma.
O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. ?A vacinação é o único mecanismo capaz de garantir que o vírus, que ainda circula pelo mundo, não volte a ingressar em território nacional?, afirmou Abrahim Chamma.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, ?neste ano a campanha acontece em etapa única e a partir de agosto, além das gotinhas disponibilizadas nas campanhas anuais de vacinação - as crianças que estão começando o esquema vacinal, ou seja, nunca foram vacinadas contra a paralisia infantil - irão tomar a primeira dose, aos dois meses, a segunda dose será aos quatro meses, com a vacina inativada poliomielite, de forma injetável, já a terceira dose (aos seis meses), e um reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral?.
Antes, a criança tomava duas gotinhas aos dois meses, aos quatro meses, aos seis meses e aos 15 meses de idade, além das doses durante as campanhas nacionais de vacinação. ?A introdução da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), com vírus inativado, vem ocorrendo em países que já eliminaram a doença. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no entanto, recomenda que os países das Américas continuem utilizando a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite, o que garante uma proteção de grupo. A vacina contra a pólio é segura. Ela se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia?, informou o Ministério da Saúde. Com informações Ascom/Semusa.

Fonte:






Noticia vista 1632 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.